secretariado@spzn.pt https://www.spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

FNE reúne com ANPRI sobre dificuldades no preenchimento de horários em concurso


20 Janeiro 2020

Notícias FNE

FNE reúne com ANPRI sobre dificuldades no preenchimento de horários em concurso

Uma delegação da FNE com o seu Secretário-Geral reúne amanhã, dia 21 de janeiro, pelas 14h30m, na sede da FNE em Lisboa (Escadinhas da Praia, 3-2º esq.), com uma delegação da ANPRI, a Associação Nacional de Professores de Informática.

A FNE confirma deste modo a preocupação que desde há muito tem vindo a manifestar em relação à incapacidade do Ministério da Educação para garantir Docentes em todas as áreas disciplinares e em todo o território nacional.

A FNE não aceita que se caminhe no sentido da diminuição dos níveis de exigência científica e pedagógica na docência, pelo que considera que as medidas recentemente remetidas às escolas para supressão das dificuldades de recrutamento de docentes para várias disciplinas devem ser estancadas rapidamente e não terem repetição no próximo ano letivo, para o que urge tomar medidas adequadas. No caso concreto da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação, a solução adotada merece a total discordância da FNE.

A verdade, como a FNE, tem sublinhado, é que há muitos docentes profissionalizados no desemprego e alunos sem aulas, por não serem adotadas políticas concretas de apoio a docentes para colocações em zonas distantes das suas residências e onde o preço da habitação torna incomportável a aceitação dos horários disponíveis, o que tem conduzido a recusas sistemáticas.

Há muito que a FNE vinha identificando este problema, o qual tem vindo a ampliar-se de ano para ano, de forma cada vez mais grave, sem que tenham sido adotadas medidas apropriadas.

Torna-se essencial que se analisem consistentemente os problemas que estão associados a colocações para horários muitas vezes de reduzida dimensão, e aos quais correspondem portanto baixas remunerações (por efeito do baixo nível remuneratório de entrada na carreira docente), e para zonas onde os preços de arrendamento são proibitivos ou onde nem sequer há habitação para alugar.

Independentemente de medidas genéricas essenciais para valorização da atividade docente e dos seus profissionais que são urgentes, no sentido de se trabalhar para a atratividade da profissão, tornam-se necessárias medidas específicas de circunstância que garantam que os horários são preenchidos por quem tem habilitação profissional adequada.

Na reunião que manterá com o Ministério da Educação no dia 22 de janeiro, a FNE apresentará as suas preocupações sobre esta matéria, entendendo necessária a determinação de medidas concretas, no quadro de um procedimento de diálogo e negociação.

 

Porto, 20 de janeiro de 2020

A Comissão Executiva


Notícias Relacionadas

FNE solicita esclarecimento ao MECI sobre suspensão de atividades em agosto

FNE solicita esclarecimento ao MECI sobre suspensão de atividades em agosto

A Federação Nacional da Educação (FNE) vai solicitar, ...

20 Janeiro 2020

Lista de vencedores do Concurso

Lista de vencedores do Concurso "Era uma vez... o 1º de maio" - 2024

Já são conhecidos os vencedores do concurso "Era uma ve...

20 Janeiro 2020

FNE no MECI a 3 de maio para primeira reunião negocial

FNE no MECI a 3 de maio para primeira reunião negocial

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) co...

20 Janeiro 2020

50º Aniversário do 25 de Abril: Celebração de Conquistas e Compromisso com o Futuro

50º Aniversário do 25 de Abril: Celebração de Conquistas e Compromisso com o Futuro

A Federação Nacional da Educação (FNE) comemora, co...

20 Janeiro 2020