Comunidade YouTube #EstudoEmCasa

O #EstudoEmCasa chega ao YouTube através de 5 novos canais, com aulas para crianças e jovens da Educação Pré-escolar ao ensino secundário.

Num momento em que as atividades letivas presenciais estão suspensas, é fundamental que sejam disponibilizados recursos de apoio às atividades de ensino e aprendizagem que têm de decorrer a distância.

O YouTube – uma das plataformas digitais de maior alcance a nível mundial - está, assim, de portas abertas para as Escolas, em Portugal, com conteúdos validados pela Direção-Geral da Educação (DGE).

Resultado da parceria entre o Ministério da Educação, YouTube e Thumb Media, é criada uma plataforma assente no YouTube, que permite que os professores disponibilizem as suas aulas, possibilitando que elas fiquem acessíveis à comunidade educativa alargada.

Este desafio a professores e educadores vai ao encontro da procura de soluções que muitos já tinham iniciado desde a introdução das tecnologias de informação e comunicação nas escolas.

No YouTube os canais poderão ser encontrados fazendo a pesquisa por “DGE #EstudoEmCasa”, ou clicando nos seguintes ícones:

YouTube - Canal Educação Pré-Escolar

 

Youtube - Canal 1.º Ciclo

 

YouTube - Canal 2.º Ciclo

 

YouTube - canal 3.º Ciclo

 

Youtube - Canal Secundário

 

 

 

 

 

 


Formação para docentes - "Criação de conteúdo educativo"
Para ajudar os docentes que pretendam criar vídeos educativos, a DGE em parceria com o Youtube e a Thumb Media, preparou materiais de apoio, cujo objetivo é o da capacitação com as metodologias que melhor se adequam à plataforma.

 

Conteúdos e materiais de apoio
Os conteúdos da formação e materiais de apoio estão organizados em quatro módulos:

  • Módulo 1 - Como iniciar o seu canal Youtube (pdf)
  • Modulo 2 - Como publicar um vídeo no Youtube (pdf)
  • Modulo 3 - Estrutura e conhecimento básico para gravar em casa (pdf)
  • Modulo 4 - #EstudoEmCasa - Sugestões e Boas práticas (pdf)


Apoio à formação:
Estão disponíveis os vídeos das sessões de esclarecimento:

Para dar apoio à formação, foi criado um formulário onde podem ser colocadas todas as dúvidas relativas aos conteúdos da formação:

https://bit.ly/dge-comunidade-youtube-duvidas

 

Envio de vídeos:
Envie os seus vídeos para a “Comunidade YouTube #EstudoEmCasa” preenchendo o seguinte formulário: https://bit.ly/comunidade-youtube-envio-aulas

 

Qualquer dúvida ou sugestão deve ser enviada para o seguinte endereço: estudoemcasa.youtube@dge.mec.pt