secretariado@spzn.pt https://www.spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Webinar "Um sistema educativo para a equidade"


22 Novembro 2020

Notícias FNE

Webinar

A Federação Nacional da Educação (FNE) e o canal4 da AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) promovem, no dia 26 de novembro de 2020, o IV webinar do Fórum FNE 2020, intitulado "Um sistema educativo para a equidade", que vai contar com o Professor Doutor Bravo Nico, da Universidade de Évora, como orador convidado, e com Josefa Lopes (Presidente do SDPSul) e Paulo Fernandes (Secretário Executivo da FNE) como moderadores.

Vivemos um momento crucial para o sistema educativo e para o mundo do trabalho, uma vez que a pandemia pode funcionar como um "acelerador de futuro", permitindo uma reflexão conjunta entre os parceiros sociais e partes interessadas, sobre questões que afetam o futuro da nossa sociedade e que se podem revelar determinantes na promoção do sucesso escolar e de melhores condições de vida e de trabalho para todos.

É fundamental atingirmos o máximo por uma Escola inclusiva em que todos são valorizados. A educação deve ser garantia de promoção da igualdade e de equidade nas oportunidades que as pessoas vão ter no resto da sua vida. Mas para isso não basta garantir o acesso à educação: é necessário garantir também a qualidade da frequência e promover as condições para o sucesso. Assim atingiremos a igualdade. Qual o papel do Estado no sistema educativo para contribuir para a equidade? Que estratégias de apoio educativo onde não se permitam descriminações, nem desigualdades entre os alunos podem ser realizadas? Estas e muitas outras questões vão estar a debate no próximo dia 26 de novembro, às 17h00m.

 

Inscreva-se antecipadamente e de forma gratuita para este webinar:

https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_02nBprJLQx63DLgqWrPIsw

Após a inscrição, receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como entrar no webinar.


Orador: Professor Doutor Bravo Nico

Nascido em Évora, em 1964, é casado e vive em São Miguel de Machede, pequena vila do concelho de Évora. É Agregado e Doutor em Ciências da Educação (Universidade de Évora), Mestre em Ciências da Educação/Área de Análise e Organização do Ensino (Universidade de Lisboa) e licenciado em Ensino de Física e Química (Universidade de Évora). É Professor Associado com Agregação da Escola de Ciências Sociais e membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. É Diretor da Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora e da Escola Comunitária de São Miguel de Machede e membro do Conselho Geral do IAVE/Instituto de Avaliação Educativa. É Diretor do Programa de Doutoramento e do Curso de Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Évora. É Embaixador, em Portugal, da EPALE/Plataforma Eletrónica para a Educação de Adultos na Europa. Exerceu funções como Deputado à Assembleia da República, Diretor Regional de Educação do Alentejo, membro do Conselho Nacional de Educação, Pró-Reitor da Universidade de Évora e Presidente da Junta de Freguesia de São Miguel de Machede. É autor de vários livros e publicações científicas, na área da Educação e do Desenvolvimento Local. As suas publicações encontram-se disponíveis no Repositório Digital da Universidade de Évora (https://dspace.uevora.pt/rdpc/).

Moderadores:

Josefa Lopes (Presidente do SDPSul)
Paulo Fernandes (Secretário Executivo da FNE)




Notícias Relacionadas

FNE solicita esclarecimento ao MECI sobre suspensão de atividades em agosto

FNE solicita esclarecimento ao MECI sobre suspensão de atividades em agosto

A Federação Nacional da Educação (FNE) vai solicitar, ...

22 Novembro 2020

Lista de vencedores do Concurso

Lista de vencedores do Concurso "Era uma vez... o 1º de maio" - 2024

Já são conhecidos os vencedores do concurso "Era uma ve...

22 Novembro 2020

1º Maio da UGT - 2024 celebra-se em Vila Real

1º Maio da UGT - 2024 celebra-se em Vila Real

A UGT e os seus Sindicatos vão celebrar o 1º de Maio, ...

22 Novembro 2020

Pedro Barreiros entrevistado pelo Le Nouvel Observateur

Pedro Barreiros entrevistado pelo Le Nouvel Observateur

O Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros, concedeu um...

22 Novembro 2020