secretariado@spzn.pt https://www.spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

FNE diz que aproximação do Ministério da Educação sobre temas em negociação foi insuficiente


18 Maio 2022

Outras Notícias

FNE diz que aproximação do Ministério da Educação sobre temas em negociação foi insuficiente

A Federação Nacional da Educação (FNE) disse hoje que a aproximação da tutela aos sindicatos nas novas propostas sobre a mobilidade por doença e renovação de contratos foi insuficiente e vai ponderar a reabertura da negociação.

“O processo negocial terminou hoje, não se verificou que as pretensões da FNE tivessem sido totalmente acolhidas e vamos ponderar se apresentamos um pedido de negociação suplementar”, disse o secretário-geral da Federação, João Dias da Silva.


O Ministério da Educação reuniu-se hoje pela segunda vez com algumas estruturas sindicais para discutir a revisão das propostas referentes à regulamentação da mobilidade por doença e à renovação de contratos, apresentadas na segunda-feira.

No novo documento, a tutela inclui algumas alterações, como a redução de 50 para 25 quilómetros da distância em relação à residência a que podem ser colocados os docentes que solicitam a mobilidade por doença, que permite aos professores com patologias graves serem colocados em escolas perto de casa.

Em declarações à agência Lusa no final do encontro, João Dias da Silva apontou como positivo a aproximação do executivo em relação às preocupações manifestadas na reunião anterior, mas disse que ainda são insuficientes.

“Constitui uma evolução em relação ao documento inicial, mas não responde à totalidade das nossas preocupações e das nossas perspetivas”, lamentou o dirigente sindical, explicando que, por isso, as novas propostas não mereceram o apoio da FNE.

Relativamente à mobilidade por doença, a segunda proposta do Ministério prevê que também possam pedir mobilidade por doença os professores que fiquem doentes durante o ano escolar, uma preocupação levantada pela FNE na segunda-feira, e que a capacidade de acolhimento das escolas chegue até 10% do número de professores do quadro de pessoal.

“Esta proposta não responde ainda aos nossos objetivos, fundamentalmente a nossa preocupação de que todos os professores que estejam em situação de doença tenham reconhecido o direito à mobilidade e que ninguém fique inibido, por uma questão de vagas ou de localização geográfica, de aceder aos tratamentos de que necessita”, justificou.

Relativamente à proposta de renovação de contratos, estão incluídos os contratos anuais e completos resultantes das reservas de recrutamento e das contratações de escola, e dos horários anuais e incompletos resultantes das reservas de recrutamento, mantendo, nesse caso, o horário para que foram inicialmente contratados.

“Continuamos a identificar situações de preocupação sobre ultrapassagens”, referiu João Dias da Silva, acrescentando que as novas regras representam uma alteração em relação às expectativas dos docentes.

“Houve pessoas que não concorreram a horários incompletos porque não sabiam que esses horários poderiam ser motivo de renovação”, exemplificou.

 

Lisboa, 18 mai 2022 (Lusa)




Notícias Relacionadas

Docentes pedem soluções até junho para haver paz nas escolas - FNE

Docentes pedem soluções até junho para haver paz nas escolas - FNE

A Federação Nacional da Educação (FNE) defendeu hoje que...

18 Maio 2022

RR/Público | FNE pede 30% do tempo congelado dos professores para já

RR/Público | FNE pede 30% do tempo congelado dos professores para já

FNE pede 30% do tempo congelado dos professores para já ...

18 Maio 2022

TSF | FNE apela à tranquilidade no setor

TSF | FNE apela à tranquilidade no setor

TSF | FNE pede que Governo "devolva a tranquilidade necess...

18 Maio 2022

A importância do Ensino Superior e da Ciência

A importância do Ensino Superior e da Ciência

A FNE reconhece a importância crítica do ensino superior e...

18 Maio 2022