secretariado@spzn.pt https://www.spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

FNE presente nas comemorações do Dia Nacional do Mutualismo


12 Maio 2023

Destaques

FNE presente nas comemorações do Dia Nacional do Mutualismo

A União das Mutualidades Portuguesas está a celebrar hoje, dia 12 de maio, o Dia Nacional do Mutualismo com uma conferência que tem como tema “Mutualismo numa nova ordem mundial". Em representação da FNE, estão presentes os dirigentes António Jorge Pinto e Mário Jorge Silva.

Este Dia Nacional do Mutualismo comemora os 847 anos do mutualismo em Portugal, num contexto de enormes desafios que se colocam atualmente à sociedade e, em especial, ao setor social e ao movimento mutualista. A guerra na Ucrânia, os seus impactos socioeconómicos, a evolução geopolítica, o fenómeno das migrações, do envelhecimento da população e a sustentabilidade do Estado Social colocam-nos na expetativa sobre o futuro.

Nesta data, o evento que aborda "O mutualismo numa nova ordem mundialreúne personalidades de grande relevo, como o Comissário Europeu do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, os eurodeputados José Manuel Fernandes e Pedro Marques e a Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Luísa Salgueiro. A moderação estará a cargo de Manuela Aguiar, Ex-Secretária de Estado de pastas como a Emigração e o Trabalho.

O período da tarde abre com "À Conversa com..." Guilherme Oliveira Martins, jurista e político, em que se abordará o Código das Associações Mutualistas, num espaço conduzido por Luís Miranda, Assessor da União das Mutualidades Portuguesas.

O Dia Nacional do Mutualismo é um momento especial porque se distinguem personalidades com papel e carreira de grande relevo no movimento mutualista e na promoção e desenvolvimento da economia social: Prémio Mutualismo e Solidariedade (a anunciar no evento), Prémio Cidadania e Solidariedade, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República; e Prémio Mutualismo e Solidariedade Internacional, Nicolas Schmit, Comissário Europeu do Trabalho e Direitos Sociais.

A União das Mutualidades Portuguesas atribuirá o Prémio Inovar Para Melhorar a um projeto com marca de inovação e impacto social desenvolvido por uma associação mutualista, anunciará o vencedor do Prémio Trabalhador do Ano no universo das mutualidades, e procederá ao lançamento do Prémio Costa Goodolfim, que passará a distinguir anualmente um trabalho académico inspirado na temática do mutualismo.

O Dia Nacional do Mutualismo é um evento que envolve as mutualidades, os seus associados e utentes. Os centros infantis e as suas respostas dirigidas à infância estão a envolver as crianças, promovendo a aprendizagem do conceito do mutualismo e realizando um vídeo conjunto a apresentar no evento sobre "O papel do mutualismo no futuro da sociedade".

Os utentes dos lares, centros de dia, centros de convívio e outras respostas dirigidas aos idosos estão a produzir uma lembrança personalizada, que será distribuída, no próprio dia, a todos os participantes nestas comemorações.

Dia Nacional do Mutualismo -

Notícias Relacionadas

CNN - Comentário de Pedro Barreiros ao Programa de Governo

CNN - Comentário de Pedro Barreiros ao Programa de Governo

CNN | Em declarações à CNN Portugal, Pedro Barreiros, Se...

12 Maio 2023

SPZN celebra 50 anos com conferência que junta os antigos presidentes

SPZN celebra 50 anos com conferência que junta os antigos presidentes

No âmbito das comemorações dos seus 50 anos de existênci...

12 Maio 2023

Apoio aos Sócios - Concursos 2024

Apoio aos Sócios - Concursos 2024

Concursos 2024: de 10 a 16 de abril No Aviso n.º 6468-A/20...

12 Maio 2023

A descida dos salários dos Professores

A descida dos salários dos Professores

Com a discussão centrada na reposição do tempo de serviç...

12 Maio 2023