secretariado@spzn.pt https://www.spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Professores na décima etapa dos Caminhos de Santiago

Ação Social e Cultural

No passado dia 03 de junho, decorreu a décima etapa do Caminho da Costa e Variante Espiritual inserida nos Caminhos de Santiago, que os nossos professores têm vindo a percorrer desde o dia 10 de setembro de 2022. O último percurso está previsto para 28 e 29 de outubro, data em que se planeia chegar a Santiago de Compostela.

De cachecol “Não desisto!” ao peito e movidos pela garra da classe docente, nesta etapa, os professores e restantes caminhantes, que se encontram cada vez mais perto do destino final, caminharam pelas ruas de Vigo e pela verdejante Serra de Redondela.

Pode inscrever-se para a próxima etapa, no dia 01 de julho, e consultar a data de todas as etapas AQUI.

Observe o retrato deste dia, através das palavras de Luís Reina e da lente de Ângelo Pinho (na fotogaleria a seguir):

O tempo voa docemente (tal a quantidade de aniversariantes que nos presentearam com as guloseimas habituais de quem sobe mais um escalão, na escala da vida), no autocarro que nos coube utilizar nesta etapa e que nos deixou em frente ao porto de mar das Rias Baixas, em Vigo.

O tempo não nos permitiu usufruir das belezas neogóticas de uma capela-mor, em serviço eucarístico, nem da igreja do santo por quem pomos as pernas ao caminho e da qual nos ficou na memória somente a imagem capturada para mais tarde recordar.

Subimos e descemos por “calles” de uma cidade que pouco tem para oferecer a nível monumental.

Depois de um almoço na relva, como que saídos de uma tela de Claude Monet, começámos o caminho. Embrenhámo-nos pela verdejante Serra de Redondela, seguindo a refrescante “Senda da Auga”, onde cascatas escorregam suavemente pelas encostas de esperança e nos relaxam com o seu canto cristalino. Pássaros entoam cantos angelicais de tão perto do céu que nos encontramos.

Chegámos a um local por nós agora revisitado para finalizarmos mais um caminho que se encurta a passos largos para o seu final.

- Luís Reina

Décima etapa dos Caminhos de Santiago

Notícias Relacionadas

Segunda edição da Caminhada da Juventude pelos passadiços de Aveiro

A Comissão da Juventude do SPZN vai promover no dia 25 de ...

SPZN na quarta etapa do Caminho de Fátima pela costa

No dia 13 de abril, o SPZN deu continuidade ao caminho até ...

Aposentados SPZN numa viagem pela história conimbricense

O SPZN realizou uma visita cultural a Coimbra, no dia 18 ...