secretariado@spzn.pt https://www.spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

FNE garante defesa dos trabalhadores do Setor Mutualista


13 Março 2024

Notícias FNE

FNE garante defesa dos trabalhadores do Setor Mutualista

A FNE, no âmbito de uma Frente Sindical da UGT (FSUGT), concluiu, no passado dia 8 de março de 2024, mais um acordo, de revisão do contrato coletivo de trabalho com a União das Mutualidades Portuguesas (UMP).

Este acordo, com ganhos positivos para a generalidade dos trabalhadores ao serviço das mutualidades portuguesas, assegura uma valorização global das suas remunerações acima dos 5% com efeitos retroativos a 1 de janeiro do presente ano de 2024.

A FNE, e os sindicatos da UGT que assinaram este acordo, conseguiram ainda novas conquistas, entre elas, uma valorização significativa de cerca de 6% da remuneração dos educadores de infância que se encontram nos primeiros níveis da carreira, o incremento de mais duas diuturnidades no tempo de serviço prestado e um aumento expressivo de 8% no valor de cada diuturnidade.

Esta revisão constitui um aspeto positivo de reconhecimento da experiência profissional associada à antiguidade do trabalhador, ao longo de toda a sua carreira, bem como a valorização da carreira dos técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica e a subida para 6 € do valor do subsídio de alimentação.

A FNE não esconde a dificuldade que, ano após ano, sente quando negoceia, com todo o setor da economia social, as matérias de ordem pecuniária, muito por causa dos apoios insuficientes que o Estado disponibiliza no âmbito dos acordos de cooperação para o setor.

Apesar do Estado ter a responsabilidades de assegurar respostas sociais no âmbito da segurança social, o apoio às parcerias que estabelece não tem acompanhado a necessidade, cada vez maior, de valorizar e reconhecer a dignidade do trabalho que é desenvolvido por cerca de 300 mil trabalhadores do setor da economia social. 

A FNE e os sindicatos da UGT têm chamado a atenção para a necessidade urgente de se aproximar os salários do setor social e solidário à média dos salários da economia nacional e insistem na defesa de que futuros acordos de cooperação terão, obrigatoriamente, que conter exigências quanto às verbas destinadas à valorização das carreiras dos trabalhadores deste setor.

Concluída esta negociação com a União das Mutualidades Portuguesas, a FNE reforça a sua capacidade de intervir ativamente num dos pilares fundamentais de progresso social, que é a negociação coletiva, com a certeza de que este acordo não é um processo acabado. 

Pelo contrário, é um processo dinâmico e progressivo que, anualmente,  persegue objetivos de melhoria das condições de trabalho e de vida dos trabalhadores que representa e de todos aqueles que individualmente decidem aderir ao contrato coletivo de trabalho que agora foi negociado e acordado. 


 


Porto, 12 de março de 2024

A Comissão Executiva da FNE


Declarações:

José Ricardo Coelho, Secretário-Geral Adjunto da FNE
Este acordo valoriza a negociação coletiva, valoriza o diálogo bipartido entre empregadores e sindicatos e promove um reforço das relações de trabalho dentro das mutualidades portuguesas”.

Luís Alberto Silva, Presidente da UMP
A revisão desta convenção atende muitas das preocupações da agenda do trabalho digno. É uma expressão tangível do nosso empenho em valorizar o trabalho, criar condições atrativas para a entrada de jovens nas mutualidades, proporcionar um ambiente que retenha talento e, acima de tudo, reconhecer o compromisso exemplar dos nossos trabalhadores com a missão e valores das mutualidades”.

Mário Mourão, Secretário-Geral da UGT
Terão o meu compromisso: na Concertação Social, não esqueceremos este setor tão importante que a nossa sociedade tem, que é a Economia Social


Galeria de imagens do evento


Notícias Relacionadas

Tempo de Antena da UGT | 1º Maio | Dia do Trabalhador

Tempo de Antena da UGT | 1º Maio | Dia do Trabalhador

Educação: Pilar da Democracia e do Progresso! A educaç...

13 Março 2024

FNE enviou ofício ao MECI a pedir esclarecimentos sobre suspensão de atividades em agosto

FNE enviou ofício ao MECI a pedir esclarecimentos sobre suspensão de atividades em agosto

A Federação Nacional da Educação (FNE) solicitou atravé...

13 Março 2024

Lista de vencedores do Concurso

Lista de vencedores do Concurso "Era uma vez... o 1º de maio" - 2024

Já são conhecidos os vencedores do concurso "Era uma ve...

13 Março 2024

1º Maio da UGT - 2024 celebra-se em Vila Real

1º Maio da UGT - 2024 celebra-se em Vila Real

A UGT e os seus Sindicatos vão celebrar o 1º de Maio, ...

13 Março 2024