secretariado@spzn.pt https://www.spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

A gestão de conflitos em contexto de sala de aula


18 Junho 2015

Formação

A gestão de conflitos em contexto de sala de aula
O Centro de Formação Profissional do SPZN, vai realizar no próximo dia 18 de julho de 2015 em Braga, entre as 9:00h e as 13:00h uma ação de curta duração denominada "A gestão de conflitos na sala de aula".

Esta ação de formação de curta duração tem como destinatários:
• Educadores de infância;
• Professores do ensino básico;
• Professores do ensino secundário.



Cartaz Gestão de Conflitos

Razões justificativas da ação

Os professores debatem-se diariamente com situações problemáticas no decurso de uma aula.

Essas situações funcionam como interrupções de uma interação de natureza pedagógica que fica, desse modo, perturbada. Estas situações geram então dinâmicas tencionais entre o professor e o(s) aluno(s) que estão na base do conflito e desgastam o ambiente de aprendizagem.

São situações, que exigem do professor uma resposta pedagógica e assertiva não planificada (porque imprevisível) orientada num duplo sentido: por um lado, corrigir o comportamento perturbador do(s) aluno(s); por outro lado, persuadir os restantes alunos da turma que um comportamento adequado e o compromisso com o “saber estar” em sala de aula são uma condição facilitadora da aprendizagem a que todos os alunos têm direito. A gestão pedagógica desses momentos por parte do professor é sempre complexa e difícil. Em situação de aula, são decisões pedagógicas que o professor assume em pouquíssimos segundos, sem possibilidade de análise demorada mas de grande importância pois da sua (in)eficácia pode significar sanar ou potencializar conflitos. Vêm em ajuda do professor, habitualmente, o conhecimento da psicologia da educação, as experiências anteriores de situações análogas, o seu grau de empatia como indutor de autoridade. É esse perfil de liderança pedagógica que permite ao professor agir com rapidez e eficácia na escolha de uma resposta assertiva para a situação problemática gerada imprevisivelmente criando sinergias que assegurem um adequado e agradável ambiente de aprendizagem.

 

Objetivos a atingir

• Perceber a prática letiva como uma liderança de supervisão pedagógica:

- O perfil de liderança pedagógica como indutora de autoridade

• Perceber os contextos da desadequação no “saber estar em sala de aula”: da situação problemática ao aluno-problema

• Reconhecer a importância da assertividade decisória na seleção da forma de intervenção.

• Conhecer as possibilidades de intervenção /resolução de forma a melhorar a liderança pedagógica em sala de aula

 

Formadora

• Ana Paula Sousa Pinto Almeida e Silva
Mestre em Ciências da Educação
(especialização em supervisão pedagógica e avaliação de docentes)

 

Valor de inscrição

• Sócios do SPZN - GRATUITO

• Não sócios - 40 euros

 

Faça já a sua Inscrição online




Notícias Relacionadas

Carta circular nº3 CCPFC jun 2020

Carta circular nº3 CCPFC jun 2020

Prorrogação do prazo estabelecido na carta circular CCPFC ...

18 Junho 2015

“Professor 2.1 – Vamos conversar sobre a docência”

“Professor 2.1 – Vamos conversar sobre a docência”

Partindo de “Os Tempos São Três”, de Santo Agostinho, ...

18 Junho 2015

Curso

Curso "Gestão de conflitos em contexto escolar"

O Município de Vieira do Minho informa que esta medida entr...

18 Junho 2015

Laboratório da Voz

Laboratório da Voz

O Laboratório de Voz da ESS|IPP apresenta-se como um servi...

18 Junho 2015