secretariado@spzn.pt https://www.spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Pesquisa mundial para professores sobre educação para o desenvolvimento sustentável e educação para a cidadania global


9 Abril 2021

Atualidade

Pesquisa mundial para professores sobre educação para o desenvolvimento sustentável e educação para a cidadania global

A Internacional da Educação (IE) e a UNESCO lançaram uma pesquisa global para avaliar a disponibilidade dos professores para promover uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD) e para a Cidadania Global (GCED). A pesquisa visa educadores e professores dos ensinos Básico e Secundário e está disponível em doze línguas, incluindo o português, de um a 25 de abril do corrente ano.

O estudo é realizado no âmbito do acompanhamento da meta 4.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que visa garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos teóricos e práticos necessários à promoção do desenvolvimento sustentável.

A pesquisa visa compreender as experiências dos professores no ensino de quatro tópicos em particular: mudança climática, consumo e produção sustentáveis, direitos humanos e igualdade de género e diversidade cultural e tolerância.

O objetivo é medir a perceção dos educadores e professores sobre as suas capacidades individuais (motivação e competências) e em que medida se consideram empoderados e capacitados (pelas escolas e sistemas de ensino) para lecionar aqueles temas, que são cruciais para a realização de todos os outros 16 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A pesquisa pretende respostas a questões como “Até que ponto e como os professores estão a ensinar esses tópicos atualmente?”, “Quais são os obstáculos que eles encontram?”, “De que forma o ensino desses tópicos foi afetado pela pandemia COVID-19?” ou “Como é que  poderiam ser melhor apoiados?”

Atualmente, existem dados limitados sobre até que ponto os governos cumprem os seus compromissos de garantir uma Educação de Qualidade para o Desenvolvimento Sustentável e A Cidadania Global para Todos. Foi neste sentido que a IE propôs este projeto para ajudar a preencher essa lacuna, tendo em mente que a perspetiva dos professores é essencial para avaliar, com precisão, o progresso feito por cada país para atingir a meta 4.7 do ODS.

A IE usará os resultados da pesquisa para advogar por melhores políticas e maior apoio aos professores, para que possam ministrar esses tópicos nos sistemas educativos em todo o mundo.


Se é um educador ou professor, do Ensino Básico ou Secundário, use o seguinte link para responder à pesquisa e compartilhá-la nas suas redes:


https://survey.alchemer.eu/s3/90310926/EI-UNESCO-teacher-survey

 

 


fonte: https://bit.ly/31CHVhJ


Notícias Relacionadas

FNE pede soluções até junho para haver paz nas escolas

FNE pede soluções até junho para haver paz nas escolas

A FNE defendeu que as negociações para a recuperação d...

9 Abril 2021

O futuro da educação em Portugal está em risco...

O futuro da educação em Portugal está em risco...

Sabemos que a tendência crescente do envelhecimento do cor...

9 Abril 2021

FNE solicita ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação o alargamento do prazo de concursos de docentes

FNE solicita ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação o alargamento do prazo de concursos de docentes

A Federação Nacional da Educação fez chegar esta tarde a...

9 Abril 2021

Nota Informativa - Provas de Aferição e Provas Finais do Ensino Básico

Nota Informativa - Provas de Aferição e Provas Finais do Ensino Básico

 NOTA INFORMATIVA     PROVAS DE AFERIÇÃO E PROVAS FINA...

9 Abril 2021