secretariado@spzn.pt https://www.spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

FNE encerra Campanha de Qualidade em frente ao ME


9 Junho 2021

Destaques

FNE encerra Campanha de Qualidade em frente ao ME

A FNE encerrou hoje (8 de junho de 2021) a sua campanha “Por Uma Educação de Qualidade” com uma concentração de dirigentes em frente às instalações do Ministério da Educação (ME), em Lisboa, e com a entrega à tutela de um documento reivindicativo para o setor.

A campanha “Por Uma Educação de Qualidade” teve o seu início em 10 de maio e constou da afixação de faixas alusivas à qualidade em educação em escolas de todo o país e Regiões Autónomas, demonstrando que os profissionais do setor, reunidos nos seus Sindicatos, estão fortemente empenhados na concretização de políticas de educativas que combatam as desigualdades e assegurem uma educação inclusiva, com propostas particulares para a recuperação de aprendizagens, devido aos malefícios da pandemia.

A concentração em frente ao ME foi a forma encontrada pela FNE para fazer chegar à tutela as suas reivindicações que estiveram patentes em toda esta iniciativa, em resposta a um projeto da organização sindical europeia que integra a grande maioria das organizações sindicais da área da educação, o Comité Sindical Europeu da Educação (CSEE), ou seja, a região europeia da Internacional da Educação e que percorreu Portugal em maio e junho, com a colocação de faixas em escolas de todo o país continental e Regiões Autónomas.

A campanha “Por Uma Educação de Qualidade” decorreu em simultâneo com organizações de 27 países europeus, filiadas no Comité Sindical Europeu da Educação, ou seja, a Região Europa da Internacional da Educação, e focou-se em quatro mensagens principais, correspondentes a cada uma das semanas: pela valorização dos profissionais da educação, pela necessidade de mais investimento, contra a precariedade no setor e pelo rejuvenescimento de todos os profissionais da educação, todas em contraciclo com um sistema educativo low-cost, que não garante o reconhecimento e a valorização dos seus atores principais.

Por isso, a FNE tem defendido o crescimento de um investimento na qualidade do setor da Educação e da Formação, em termos do seu valor, não só nominal, como de percentagem em relação ao PIB. Este investimento é indispensável para que Portugal consiga atingir, em 2030, o Objetivo Sustentável 4 da UNICEF, precisamente o de Uma Educação de Qualidade.

A FNE e os seus dez sindicatos demonstraram na rua o seu total empenho na procura de respostas para a promoção de políticas que ofereçam respostas adequadas aos problemas que têm vindo a ser identificados e para os quais a federação tem apresentado propostas ao ME devidamente sustentadas. Mas para isso é imprescindível que se iniciem os processos negociais indispensáveis para a determinação de medidas legislativas, que promovam respostas concretas aos profissionais da Educação e a todo o sistema educativo.

Todas estas preocupações constam do documento político hoje entregue pelo Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva, ao ME, com as várias propostas que a federação tem vindo a apresentar à tutela, no sentido de se encontrarem soluções que valorizem os trabalhadores da educação do nosso país e lhes garantam condições dignas para o exercício profissional, no contexto exigente em que vivemos.

A concentração de 8 de junho, em Lisboa, em prol de uma Educação de Qualidade, provou mais uma vez que os Trabalhadores da Educação portugueses podem contar com a FNE e com os seus Sindicatos para garantir que se cumpram as expetativas de valorização profissional, com mais investimento, sem precariedade e com o tão urgente e esperado rejuvenescimento dos quadros.

Veja aqui a galeria de fotos desta concentração da FNE

 




Notícias Relacionadas

CNN - Comentário de Pedro Barreiros ao Programa de Governo

CNN - Comentário de Pedro Barreiros ao Programa de Governo

CNN | Em declarações à CNN Portugal, Pedro Barreiros, Se...

9 Junho 2021

SPZN celebra 50 anos com conferência que junta os antigos presidentes

SPZN celebra 50 anos com conferência que junta os antigos presidentes

No âmbito das comemorações dos seus 50 anos de existênci...

9 Junho 2021

Apoio aos Sócios - Concursos 2024

Apoio aos Sócios - Concursos 2024

Concursos 2024: de 10 a 16 de abril No Aviso n.º 6468-A/20...

9 Junho 2021

A descida dos salários dos Professores

A descida dos salários dos Professores

Com a discussão centrada na reposição do tempo de serviç...

9 Junho 2021