secretariado@spzn.pt https://www.spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

FNE na Cimeira Internacional da Profissão Docente


2 Maio 2023

Notícias FNE

FNE na Cimeira Internacional da Profissão Docente

Realizou-se em 26 e 27 de abril de 2023, em Washington D.C., a Cimeira Internacional da Profissão Docente (ISTP, na sigla inglesa), organizada anualmente pela Internacional da Educação (IE – representante mundial dos sindicatos da educação) e pela OCDE, que teve no corrente ano como país hóspede os Estados Unidos da América e o seu Secretário Federal da Educação, Miguel Cardona.

O tema da Cimeira foi “Posicionados para o futuro: O Ensino transformador para o envolvimento global, a sustentabilidade e o acesso digital”, repartido por três vetores: 1: Promover e valorizar a profissão docente; 2: Educar para a competência global e cultural e o envolvimento cívico; e 3: Alavancar as tecnologias digitais para assegurar um acesso equitativo e uma melhor aprendizagem para todos.

A ISTP 2023 sucedeu assim à ISTP 2022, que decorreu presencialmente em Valência, Espanha.

Vinte e duas delegações de governos nacionais estiveram presentes em Washington D.C., tendo a delegação portuguesa sido constituída pelo Secretário de Estado da Educação António Leite, dois elementos do seu ministério (Susana Castanheira e Carlos Santos) e por dois representantes das duas maiores federações sindicais da educação filiadas na IE: a FNE e a FENPROF.

Se o governo de um país não se inscrever na Cimeira, os representantes dos sindicatos da educação desse país não podem estar presentes no evento. Foi o que aconteceu este ano a alguns países, como o Reino Unido, facto a que a IE muito se opôs. A ISTP é o maior fórum mundial de debate do ponto da situação da profissão docente e dos seus desafios presentes e de futuro.

Como é habitual na ISTP, cada delegação nacional – sindicatos e ministérios da educação – elaboram e redigem, em conjunto, alguns compromissos, a que ficam ligados até à cimeira do ano seguinte. Os representantes sindicais portugueses afirmaram publicamente no evento que gostariam de ver o Governo português mais empenhado em processos de diálogo social frutíferos, que trouxessem à profissão docente e aos seus profissionais o seu devido reconhecimento e a sua devida valorização. Este fundamento é o que justifica as presentes lutas dos professores em Portugal.

Nesta sequência, o Governo português assumiu com as duas federações nacionais reforçar o investimento na educação e diminuir os níveis de burocracia nas escolas; reforçar o papel da escola na promoção da cidadania e da democracia; introduzir, em todas as modalidades de formação de professores, componentes relevantes sobre o digital e a Inteligência Artificial, como instrumento para a melhoria das aprendizagens; e utilizar as tecnologias digitais para reforço da inclusão, corrigindo as desigualdades atuais e combatendo a emergência de novas exclusões decorrentes do acesso assimétrico ao digital.

No dia 24 de abril, os delegados da FNE e da Fenprof reuniram com as duas maiores organizações sindicais da educação norte-americanas – a NEA (mais de três milhões de associados) e a AFT (cerca de dois milhões de filiados) -, que se batem nos EUA pela escola pública de qualidade, pela diversidade na educação EUA e pela valorização dos docentes naquele país.

Na sede da AFT, decorreu um painel sobre “A Interseção da Democracia e da Educação Pública”, presidida por Susan Hopgood, Presidente da IE. Por último, a sede da NEA foi o local escolhido para uma pré-cimeira sindical da educação, apenas com representantes de sindicatos filiados na IE. O tema foi “Uma visão estratégica das ISTP e a sua relação com outras iniciativas da educação”, presidida por David Edwards, Secretário-Geral da IE.

No dia 25 de abril, as delegações visitaram escolas e universidades de Washington e da parte da tarde o Governo espanhol refletiu sobre a Cimeira de Valência e passou o testemunho ao setor da Educação da Administração Biden, que refletiu sobre a importância da ISTP e sobre temas emergentes na educação.

Um dos pontos altos da Cimeira foi a presença na Cimeira da professora Jill Biden, mulher do Presidente dos EUA, que curiosamente continua a dar aulas numa escola próxima da capital, no Estado da Virgínia. A este respeito, Miguel Carmona confidenciou: “Muitas vezes vamos no avião e no helicóptero presidencial e ela aproveita o tempo para corrigir testes!”.

O governo de Singapura será o hóspede da Cimeira Internacional da Profissão Docente 2024.

Notícias Relacionadas

Tempo de Antena da UGT | 1º Maio | Dia do Trabalhador

Tempo de Antena da UGT | 1º Maio | Dia do Trabalhador

Educação: Pilar da Democracia e do Progresso! A educaç...

2 Maio 2023

FNE enviou ofício ao MECI a pedir esclarecimentos sobre suspensão de atividades em agosto

FNE enviou ofício ao MECI a pedir esclarecimentos sobre suspensão de atividades em agosto

A Federação Nacional da Educação (FNE) solicitou atravé...

2 Maio 2023

Lista de vencedores do Concurso

Lista de vencedores do Concurso "Era uma vez... o 1º de maio" - 2024

Já são conhecidos os vencedores do concurso "Era uma ve...

2 Maio 2023

1º Maio da UGT - 2024 celebra-se em Vila Real

1º Maio da UGT - 2024 celebra-se em Vila Real

A UGT e os seus Sindicatos vão celebrar o 1º de Maio, ...

2 Maio 2023