secretariado@spzn.pt https://www.spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

FNE reúne com PSD e PS para denunciar ausência de medidas na Educação


13 Novembro 2020

Notícias FNE

FNE reúne com PSD e PS para denunciar ausência de medidas na Educação
A Federação Nacional da Educação (FNE) reúne na próxima 2ª feira, 16 de novembro, pelas 15h30, com o Presidente do PSD, Rui Rio, na sede do partido no Porto (Rua Guerra Junqueiro, 64) e às 17h30, com o deputado do PS, Porfírio Silva, em regime de videoconferência.

Após as reuniões com os grupos parlamentares do PEV, PSD e BE, a FNE vai agora apresentar a PSD e PS as propostas da FNE relativas ao Orçamento de Estado para 2021, que defendem a disponibilização para a Educação e Formação dos meios e dos recursos indispensáveis para o tempo excecional que estamos a viver e para os tempos que se avizinham, assim como para os alertar sobre a ausência de medidas adequadas relativas ao rejuvenescimento do corpo docente e ao acesso à aposentação antecipada.

Nestes encontros vamos também denunciar o profundo silêncio do Ministro da Educação que ignorou até agora as propostas da FNE sobre as condições de desenvolvimento do ano letivo sofrendo-se hoje as consequências desta ausência de medidas apropriadas.

A FNE vai levar a mensagem a ambos os partidos de que, ao contrário do que o Governo tem feito, é necessário dar voz às organizações sindicais que representam os docentes e não docentes e que a desvalorização do diálogo e da concertação social complicam ainda mais o caminho nesta já difícil conjuntura que vivemos.

Matérias como a mais recente questão da seleção de docentes sem componente letiva que podem ser chamados para realização de tarefas de rastreio de COVID-19 e a situação dos milhares de alunos sem professores que abre uma ferida gravíssima no direito à educação e à igualdade de oportunidades para todos, além da ausência de medidas adequadas para o desenvolvimento do ano letivo que, para ser presencial, exige medidas especiais que permitam a sua concretização em segurança, vão estar também em debate.

Estas reuniões inserem-se num conjunto de iniciativas que a FNE pretende levar a cabo com os Partidos representados na Assembleia da República, de forma a manifestar preocupações com vários temas ligados às políticas de Educação que o Governo tem levado a cabo e demonstrar a sua disponibilidade para um diálogo regular que permita partilhar as perspetivas, atividades e objetivos para o setor.

No quadro destas iniciativas, os representantes da FNE estarão disponíveis para prestar declarações aos Órgãos de Comunicação Social.



FNE, 13 novembro 2020


Notícias Relacionadas

FNE solicita esclarecimento ao MECI sobre suspensão de atividades em agosto

FNE solicita esclarecimento ao MECI sobre suspensão de atividades em agosto

A Federação Nacional da Educação (FNE) vai solicitar, ...

13 Novembro 2020

Lista de vencedores do Concurso

Lista de vencedores do Concurso "Era uma vez... o 1º de maio" - 2024

Já são conhecidos os vencedores do concurso "Era uma ve...

13 Novembro 2020

1º Maio da UGT - 2024 celebra-se em Vila Real

1º Maio da UGT - 2024 celebra-se em Vila Real

A UGT e os seus Sindicatos vão celebrar o 1º de Maio, ...

13 Novembro 2020

Pedro Barreiros entrevistado pelo Le Nouvel Observateur

Pedro Barreiros entrevistado pelo Le Nouvel Observateur

O Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros, concedeu um...

13 Novembro 2020