Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies. Saiba Mais
“Completo este ano 70 anos, entro em situação de aposentação e sempre disse que, para mim, não deveria haver dirigente sindicais aposentados a representar trabalhadores no ativo”, explica à Renascença.
“Estou como Secretário-Geral da FNE desde 2004, completo agora 19 anos. É tempo que baste, por várias razões... É tempo de outras pessoas tomarem conta da FNE”, acrescenta João Dias da Silva.
A saída será formalizada em maio, altura em que se realiza o congresso da estrutura sindical. Antes, até ao fim do mês de fevereiro, a FNE deverá escolher o nome do sucessor.
Nestas declarações à Renascença, Dias da Silva assegura que “a decisão ainda não está tomada”, mas que “até ao fim do mês de fevereiro as direções dos sindicatos deverão continuar o debate que têm vindo a fazer para identificarem a pessoa que deve ser secretário/a-geral da FNE”.
Num primeiro balanço sobre os 19 anos à frente da FNE, Dias da Silva considera-o “francamente positivo” e classifica-o como tendo sido um tempo “de crescimento, de afirmação da FNE e dos seus sindicatos”.
“Protagonizamos durante este tempo uma forma autónoma de estar no sindicalismo e na ação sindical”, lembrando a especificidade da FNE “que tem sindicatos de docentes e não docentes”.
Dias da Silva assegura que procuraram relevar “todos os trabalhadores da educação”, lembrando atividades em que também procura "envolver a sociedade civil organizada, na relação com a CONFAP". "Em representação dos pais, fizemos 10 convenções anuais com a CONFAP e com a ANDAEP e com a federação das associações de estudantes do ensino básico e secundário, alargando as nossas parcerias a outras formas de ver a educação, os problemas da educação”, recorda.
“Acho que foi um tempo muito rico e que só tem um defeito: é que não é tão rico como aquele se que vai seguir”, remata.Fonte: https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2023/02/03/dias-da-silva-deixa-lideranca-da-federacao-nacional-de-educacao/318778/