secretariado@spzn.pt https://www.spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Aposentados SPZN por Terras de Cavaleiros


20 Maio 2024

Aposentados SPZN

Aposentados SPZN por Terras de Cavaleiros
O SPZN realizou, no passado dia 16 de maio de 2024, uma visita cultural à aldeia de Chacim, em Macedo de Cavaleiros, para levar os nossos professores aposentados a conhecer a Rota da Seda, inserida no Geoparque Terras de Cavaleiros, um território distinguido pela UNESCO.

No dia que se antecipava chuvoso, nem o frio que contornava o Montemel (Serra de Bornes) travou os nossos Aposentados de conhecer o vasto património natural e histórico-cultural das Terras de Cavaleiros. Entre pingos de chuva e vento forte, fez-se a viagem que atravessou o Marão e desvendou um território rico em natureza virgem. 

Chegados ao destino, na aldeia de Chacim (uma das 66 aldeias do concelho macedense), foram recebidos pelo guia do geoparque, Luís Claudino, que, de imediato, lhes introduziu as particularidades daquela região. Assim, durante a manhã, o sempre alegre grupo dos Aposentados do SPZN percorreu o roteiro dos monumentos mais relevantes da aldeia. O percurso teve início na Casa das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, prosseguindo, depois, para o edifício dos antigos Paços do Concelho, o Solar de Chacim, a Igreja Paroquial de Chacim e o Pelourinho (classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933). Para finalizar a manhã, foi obrigatória a paragem no Real Filatório de Chacim e respetivo Centro Interpretativo, onde os professores puderam ficar a saber mais sobre a antiga fábrica da seda, onde chegaram a trabalhar mais de 400 pessoas, atualmente em ruínas. 

Por forma a retemperar forças e consolar estomâgos, o destino seguinte foi o Restaurante O Saldanha, na aldeia vizinha, Peredo, que proporcionou aos nossos aposentados um almoço típico da região, com a gastronomia local e a arte transmontana do bem receber a encantar os presentes. 

De seguida, seguir-se-ia o caminho - tão vertiginoso como deslumbrante - pelo Monte de Balsamão, de onde espreita, entre a vegetação, o Convento de Balsamão e a Casa de Retiro e Repouso da Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição. Aqui, os aposentados tiveram como guia Susana Magalhães, coordenadora daquele espaço, que lhes apresentou a Igreja e o interior do Convento (como é o caso do claustro central).

Observe o retrato deste dia através da galeria de fotos:

Visita dos Aposentados SPZN a Chacim, Macedo de Cavaleiros

Notícias Relacionadas

Aposentados SPZN encerram ano letivo com Dança e alegria

Aposentados SPZN encerram ano letivo com Dança e alegria

Como forma de assinalar o fim do ano letivo 2023/2024, o S...

20 Maio 2024

Aposentados SPZN em visita ao Mosteiro dos Jerónimos

Aposentados SPZN em visita ao Mosteiro dos Jerónimos

No âmbito da disciplina Percursos Literários, no dia 4 d...

20 Maio 2024

Aposentados assinalaram Fim do Ano Letivo com almoço convívio

Aposentados assinalaram Fim do Ano Letivo com almoço convívio

No dia 20 de junho, os Aposentados SPZN celebraram o encer...

20 Maio 2024

Aposentados SPZN em visita a Arcos de Valdevez

Aposentados SPZN em visita a Arcos de Valdevez

No âmbito da disciplina de Arte em Movimento, no passado di...

20 Maio 2024