secretariado@spzn.pt https://www.spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

O ENSINO E AS SUAS DISTÂNCIAS


12 Fevereiro 2021

Distritais

O ENSINO E AS SUAS DISTÂNCIAS

O segundo confinamento que agora vivemos, transportou consigo o encerramento das escolas e o consequente recurso ao “ensino remoto de emergência”. Trata-se de uma situação que todos pretendiam evitar, o governo por razões de conveniência política que expõem as suas “debilidades decisórias”, os professores por serem alvo direto da pouca capacidade governativa, alunos e famílias pelas desigualdades sociais explicitadas a vários níveis.

Inegável é o facto de esta geração de alunos, perante a tragédia pandémica, se ver a braços com a dificuldade em traçar objetivos num cenário errático de métodos de trabalho.

A escola virtual mais não é que um adiamento do ensino presencial, pressionado qual “Rossio na Rua da Betesga” a transformar em virtual o acompanhamento científico e a maturação social.

A conduta errática deste Ministério da Educação, com o permanente confinamento do Ministro, não augura nada de bom para os espíritos ainda em formação(alunos) e muito menos para todos aqueles cujo desígnio é conduzi-los (professores).

Decorrido quase um ano, o cenário repete-se com recurso à mesma receita sem que tenha havido uma reflexão/evolução quanto à forma de estudar num cenário de guerra como é este de pandemia. Não deixa de ser edílica uma telescola improvisada, procurar a abstração inerente à matemática ou seguir os percursos da história numa competição desenfreada com todas as ausências de recursos e de planeamento.

Além de demagógico, é perverso este placebo que se pretende impingir, exigindo aos professores que empurrem todas as falhas com “espírito de desenrasque”.

Assim, nas orientações enviadas “Estipula-se que, não obstante o cumprimento da grelha de horas letivas semanais, deverá haver um equilíbrio entre atividades síncronas e assíncronas que proporcione tempos de atenção dispensada em ecrã e tempos de trabalho assíncrono, em função dos diferentes níveis de ensino e das condições específicas de cada turma (…)”. Logo, desde as escolas que replicarão rigorosamente os horários presenciais neste novo sistema, às outras que farão o que melhor lhes ocorrer, teremos alunos e professores a viver momentos de grande tensão.

O “espírito de missão” que se pede aos professores é até algo de aparente razoabilidade, dado o contexto. Contudo, impor que patrocinem, a expensas suas, um “ensino à distância” utilizando os seus meios pessoais, quaisquer que eles sejam, desde computadores a serviços de internet, já não será tão consensual. Tanto mais que os professores não dispõem de condições de vida que viabilizem tal altruísmo. Há anos que lhes é dito que o país não dispõe de recursos financeiros para lhes pagar com dignidade, por isso se limitaram os salários e a carreira, se congelou tempo que não foi totalmente recuperado, se fez da precariedade a condição de vida de muitos, se limitou o acesso à aposentação, se ignorou o rejuvenescimento da classe…se diabolizou a classe perante a opinião pública. Enfim, tudo se fez em sentido contrário ao que agora se pede aos professores tornando a profissão pouco atrativa.

Esperar que os professores disponham em casa de condições físicas e familiares perfeitas para assim contribuir para o sucesso deste engodo que é o “ensino remoto de emergência” parece ser algo de transcendente, mas os milagres ainda acontecem e essa é a sorte deste e doutros governos que tiveram nas mãos a condução do país.

No SPZN temos memória, não abandonamos os legítimos anseios dos professores, nem as suas iniquidades. Queremos ver os professores respeitados e devidamente reconhecidos pois só assim teremos a escola que o país merece e não o caminho da resignação servil que estamos a percorrer.



Vila Nova de Famalicão, 12 de fevereiro de 2021

Artur Lima da Silva
Dirigente do SPZN Famalicão

 

 


Notícias Relacionadas

Distrital de Viana promove tertúlia

Distrital de Viana promove tertúlia "Conta-me como foi, conta-me como é: ser PROFESSOR!"

A distrital de Viana do Castelo vai levar a cabo a Tertúli...

12 Fevereiro 2021

Distrital do SPZN no Porto celebra 50 anos com sessão de Mindfulness

Distrital do SPZN no Porto celebra 50 anos com sessão de Mindfulness

"Celebrar a União - 1974-2024" A Direção Distrital do Po...

12 Fevereiro 2021

Distrital de Braga apoia alunos do curso de Ensino da Universidade do Minho

Distrital de Braga apoia alunos do curso de Ensino da Universidade do Minho

A Distrital de Braga do SPZN organizou, esta tarde, dia 17 d...

12 Fevereiro 2021

Distrital de Bragança promoveu sessão de esclarecimento com alunos da Escola Superior de Educação

Distrital de Bragança promoveu sessão de esclarecimento com alunos da Escola Superior de Educação

Decorreu esta manhã, dia 11 de abril de 2024, pelas 10:00 h...

12 Fevereiro 2021