secretariado@spzn.pt https://www.spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

SPZN – lado a lado com a Educação


9 Maio 2019

Distritais

SPZN – lado a lado com a Educação

Há 45 anos nasceu o SPZN, Sindicato dos Professores da Zona Norte. Cinco dias após o 25 de Abril, nasce o primeiro Sindicato de Professores em Portugal.

Uma estrutura sindical que, não obstante a sua missão de defesa dos direitos dos seus associados, Professores e Educadores, nunca adotou um comportamento corporativo.

Não o fez, nunca o procurou e, garantidamente, nunca o executará.

A razão é elementar, mas substantiva: a defesa do Ensino passa inevitavelmente pela salvaguarda de todo o edifício humano da Educação, enquanto estratégia valorativa de um País.

Obviamente que no cume da defesa dos direitos está o grupo que se lhe associa, mas com ele está, também, uma sociedade que beneficia com uma classe docente com mecanismos mais “decentes” que permitam o exercício da atividade sem que o esmero seja beliscado, a responsabilidade adulterada e as condições de trabalho marginalizadas.

A História recente ilustra bem o perigo que decorre da subtração de direitos e dignidade de uma classe profissional que lida e educa gerações.

Tem-se assistido, principalmente desde o tempo de má memória da ministra Maria de Lurdes, a uma tentativa de descapitalizar uma classe profissional que, noutras geografias, não apenas europeias, é valorizada pelos respetivos governos nacionais, independentemente da matriz ideológica que os fermenta.

Em Portugal, o SPZN tem estado, incessantemente, lado a lado com os Professores e Educadores, para que as Escolas, as Famílias e o País, no seu todo, possam usufruir de um Ensino que pugne pela excelência. Valha a verdade que nem sempre tem sido fácil!

Mas os Professores e Educadores, eternos obreiros de futuros, têm resistido com afinco, pese o desgaste e oposição concertada, de certo ingenuamente, manifestada entre alguns governos, fazedores de opinião, jornalistas e pseudo-pedagogos, que, todos juntos, não sabem o que é lecionar turmas excessivamente grandes, onde impera a indisciplina quase que outorgada em oposição à autoridade do Professor, convenientemente esquecida.

Nestes 45 anos, o SPZN e a FNE (Federação Nacional de Educação) lutaram e defenderam uma educação valorizada na profissão e presente na sociedade, alcançando importantes conquistas que não podemos esquecer. Foi assim com o pagamento aos professores não efetivos dos meses de Julho, Agosto e Setembro; com a aplicação aos professores não efetivos dos benefícios da ADSE; com o direito ao vencimento dos professores durante o período de estágio; com a contagem de todo o tempo de serviço, antes e após profissionalização, para efeitos de progressão na carreia; com a consagração da progressão em carreira dos educadores e professores dos Quadros de Vinculação Distrital e dos Professores com Nomeação Definitiva sem lugar de quadro; com a reestruturação e revalorização da carreira docente do ensino superior; com a consagração do 1º Estatuto da Carreira Docente em 1990 e 1998; com a criação do regime excecional de aposentação aos 30 anos de serviço para os docentes em regime de monodocência; com a concretização da Carreira Única; com a consagração em 1991 de um novo modelo de gestão e administração dos estabelecimentos de ensino público; com a criação em 1994 dos Quadros de Zona Pedagógica; com a criação de 15.000 novas vagas para os docentes da Educação Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário em 1998; com a contagem do tempo de serviço prestado no ensino particular para efeitos de ingresso no ensino público; com a consagração do Contrato Coletivo de Trabalho para o Ensino Particular e Cooperativo; com o acordo com o Ministério para atribuição do subsídio de desemprego para professores em 2000; com a revisão da legislação de concursos e melhoria no seu mecanismo; a libertação para mais de 25000 docentes da exigência de realização da PACC; a existência de 6 horas de componente letiva que fosse considerada suficiente para efeitos de atribuição de horário, entre muitas e muitas outras CONQUISTAS! Ou, mais recentemente, a luta contra a vergonha da expropriação de 9 anos, 4 meses e 2 dias de exercício profissional e respetivo salário, ao pretenderem que todos estes anos de trabalho, descontos e pagamento de impostos, nada contem e sejam esquecidos por mero capricho político.

A este esbulho dizemos Não!

Atraiçoar os direitos de quem ensina, forma e educa, é atraiçoar Portugal, enquanto País que se quer desenvolvido e preparado para os desafios presentes e futuros.

 

Manuel Pereira

Coordenador do SPZN-Bragança


Notícias Relacionadas

Distrital de Viana promove tertúlia

Distrital de Viana promove tertúlia "Conta-me como foi, conta-me como é: ser PROFESSOR!"

A distrital de Viana do Castelo vai levar a cabo a Tertúli...

9 Maio 2019

Distrital do SPZN no Porto celebra 50 anos com sessão de Mindfulness

Distrital do SPZN no Porto celebra 50 anos com sessão de Mindfulness

"Celebrar a União - 1974-2024" A Direção Distrital do Po...

9 Maio 2019

Distrital de Braga apoia alunos do curso de Ensino da Universidade do Minho

Distrital de Braga apoia alunos do curso de Ensino da Universidade do Minho

A Distrital de Braga do SPZN organizou, esta tarde, dia 17 d...

9 Maio 2019

Distrital de Bragança promoveu sessão de esclarecimento com alunos da Escola Superior de Educação

Distrital de Bragança promoveu sessão de esclarecimento com alunos da Escola Superior de Educação

Decorreu esta manhã, dia 11 de abril de 2024, pelas 10:00 h...

9 Maio 2019