secretariado@spzn.pt https://www.spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

FNE e AFIET dão tempo ao oceano para combater as alterações climáticas


21 Maio 2024

Webinars & Podcasts

FNE e AFIET dão tempo ao oceano para combater as alterações climáticas

A FNE, a Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho (AFIET) e a Fundação Oceano Azul, com o apoio do Oceanário de Lisboa, promoveram a 15 de maio de 2024, o workshop para educadores e professores dos ensinos básico e secundário "Dar tempo ao Oceano", que pretendeu contribuir para um reforço do entendimento da importância do oceano enquanto regulador do clima e algumas soluções para o combate às alterações climáticas.

O workshop “Dar tempo ao oceano” contou com a participação da Mestre em Biologia Marinha, Natacha Moreira, formadora e assistente de gestão de projetos de Educação na Fundação Oceano Azul, e da bióloga Beatriz Tempero, educadora marinha no Oceanário de Lisboa e formadora do programa "Educar para uma Geração Azul". José Ricardo Coelho, Secretário-Geral Adjunto da FNE, moderou e deu o apoio necessário a esta formação sobre o oceanos e alterações climáticas.

Ao longo de mais de hora e meia, a interação entre as formadoras e os participantes deste workshop permitiram responder a questionários desafiadores sobre temas como a sustentabilidade, alterações climáticas e as suas consequências para os oceanos, assim como outras matérias, como o efeito de estufa e a forma como o oceano nos pode proteger dessas alterações climáticas.

Este foi mais um passo para a criação de ferramentas que permitem aos professores participantes desta iniciativa, transportar para as suas salas de aula o conhecimento ali adquirido e fazer com que as novas gerações saiam cada vez mais preparadas da escola para as questões da defesa do ambiente.

Com esta iniciativa de “Educação para o Ambiente”, a FNE e a AFIET sublinharam também uma vez mais que o papel do sindicalismo não se limita a negociar, debater e reivindicar condições laborais e sociais, mas também ajudar a reforçar o papel da Educação e dos seus profissionais na defesa do ambiente e da sustentabilidade para o futuro do planeta, através da redução da pegada ambiental.

Esta sessão síncrona foi complementada com mais uma sessão assíncrona de 1h30, a decorrer na plataforma moodle, com quatro atividades complementares. No final, os interessados podem solicitar à FNE o reconhecimento e certificação desta formação como uma “Ação de Curta Duração”, nos termos legais em vigor.


Notícias Relacionadas

FNE e AFIET dão tempo ao oceano para combater as alterações climáticas

FNE e AFIET dão tempo ao oceano para combater as alterações climáticas

A FNE, a Associação para a Formação e Investigação e...

21 Maio 2024

FNE/AFIET e Oceano Azul promovem workshop

FNE/AFIET e Oceano Azul promovem workshop "Dar tempo ao Oceano"

A Federação Nacional da Educação (FNE), a Associação p...

21 Maio 2024

UGT promove workshop

UGT promove workshop "Mindfulness: Serenidade e Bem estar interior"

Ciente da necessidade de serem encetadas estratégias no loc...

21 Maio 2024

FNE/AFIET celebram Dia Internacional da Floresta com webinário

FNE/AFIET celebram Dia Internacional da Floresta com webinário

A Federação Nacional da Educação (FNE) e a Associação ...

21 Maio 2024