SPZN participou em reuniões com setor privado
O SPZN, no âmbito da FNE, esteve reunido no passado dia 19 de janeiro com organizações do setor privado para discutir diversas matérias importantes. Logo pela manhã teve lugar uma reunião com a APESP – Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado, que teve como objetivo iniciar o processo de negociação do 1º Contrato Coletivo de Trabalho para docentes e pessoal não docente do ensino superior privado. Foi feita uma análise aos problemas relacionados com o ensino superior privado, com destaque para a falta de regulação face a algumas especificidades do setor.
De salientar que a direção da APESP comprometeu-se com a enviar brevemente um primeiro documento de princípios como base de partida para a construção de um articulado de CCT.
Já durante a tarde, teve lugar a reunião com a AEEP – Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, que teve como objetivo por parte da Associação Patronal rever o Contrato Coletivo de Trabalho, tendo em conta o atual contexto económico e social que se vive e as consequências sentidas nos estabelecimentos do ensino particular e cooperativo.
Por outro lado, as alterações que o Ministério da Educação e Ciência está a desenvolver no âmbito da revisão curricular têm o seu impacto no sector privado da educação, constituindo mais um motivo para a AEEP querer fazer adequações ao CCT.
De salientar que esta reunião serviu também para apresentar a reconstituição da mesa negocial da Frente Sindical da UGT que passa a integrar a Vice secretária geral da FNE / Vice Presidente do SPZN, Lucinda Manuela Dâmaso e o Vice Secretário geral da FNE José Ricardo, que ficará como responsável pela coordenação pela mesa de negociação sindical.






