secretariado@spzn.pt https://www.spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

CNN | "Muitos casos de violência e indisciplina não saem da sala de aula ou dos muros da escola". Pais, professores e diretores criam Observatório da Convivência Escolar


22 Março 2024

Notícias FNE

CNN |
Projeto conjunto da FNE, CONFAP, ANDAEP e AFIET pretende ser um instrumento proativo que conduza a uma melhoria das políticas educativas em Portugal, sobretudo no que toca à prevenção e contenção da indisciplina, da violência e do bullying

A Federação Nacional da Educação (FNE), a Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho (AFIET), a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) e a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) uniram esforços e criaram o Observatório da Convivência Escolar, que vai ser apresentado esta sexta-feira, em conferência de imprensa, no Porto. O objetivo do Observatório da Convivência Escolar “não é receber queixas”, como explica à CNN Portugal Pedro Barreiros, secretário-geral da FNE.

“O objetivo é debater, apoiar estudos e investigação e fazer o acompanhamento diário de casos que forem surgindo. Com a consciência de que muitos casos de violência e indisciplina não saem da sala de aula ou dos muros da escola. Depois, queremos apresentar os resultados desses estudos e dessa investigação a quem de direito: ao Ministério da Educação, ao Ministério da Administração Interna, eventualmente ao Ministério do trabalho, à PSP, para que possam ter mais instrumentos para agirem em conformidade”, explica o dirigente da FNE.

Pedro Barreiros fala de um aumento de violência e de indisciplina nas escolas, sobretudo depois do período de pandemia. Garante que tentaram, de várias formas, alertar o Ministério da Educação para o problema, mas sem sucesso. “O Ministério da Educação nunca nos deu resposta, apresentei o desafio de podermos criar um observatório ao João Dias da Silva, da AFIET, e já temos a garantia da colaboração da ANDAEP e da CONFAP. Queremos envolver a Ordem os Psicólogos também. Na verdade, queremos alargar isto o mais possível. Trata-se de ter uma atitude proativa e ter instrumentos necessários para que possamos agir e prevenir”, acrescenta Pedro Barreiros.

Mariana Carvalho, presidente da CONFAP, manifesta preocupação pela saúde mental da comunidade escolar. “Uma das nossas preocupações é a saúde mental e emocional das crianças e jovens e os comportamentos. Sobretudo os alunos do 2.º ciclo estão muito afetados, mas também os professores. E as famílias também”, enumera.

A dirigente associativa sublinha que é preciso refletir sobre estas matérias, “percebermos as dinâmicas entre toda a comunidade educativa, percebermos os incidentes que existem”. “Se conseguirmos juntar todos os intervenientes, temos vários pontos de vista para termos outras perceções e apresentar sugestões de medidas para melhorar a política educativa”, acrescenta.

“Se estivermos mais felizes no contexto escolar, estamos mais disponíveis para aprender e vamos ter mais sucesso”, remata.

Num comunicado enviado às redações, assinado por João Dias da Silva, presidente da AFIET, em nome das quatro organizações, pode ler-se que “o Observatório da Convivência Escolar integrará no âmbito da sua intervenção, entre muitas outras medidas, o acompanhamento do recurso ao bullying e ao ciberbullying, os quais assumem hoje nas escolas uma dimensão que não pode ser ignorada, uma vez que se traduzem em comportamentos dolorosos e de difícil controlo”.

Em fevereiro, a Escola Segura, da PSP, divulgou os números de violência nas escolas. No ano passado, no primeiro semestre, foram registadas 2.617 ocorrências nos estabelecimentos de ensino, das quais 1.881 foram criminais. A maior queixa foram as ofensas corporais (855), seguindo-se as injúrias e ameaças (571) e os furtos (252).

Os especialistas alertam que as crianças estão mais violentas e pedem recursos ao Governo para reforçar os "serviços de psicologia e orientação nas escolas".


Manuela Micael, MM

CNN/TVI

Notícias Relacionadas

FNE solicita esclarecimento ao MECI sobre suspensão de atividades em agosto

FNE solicita esclarecimento ao MECI sobre suspensão de atividades em agosto

A Federação Nacional da Educação (FNE) vai solicitar, ...

22 Março 2024

Lista de vencedores do Concurso

Lista de vencedores do Concurso "Era uma vez... o 1º de maio" - 2024

Já são conhecidos os vencedores do concurso "Era uma ve...

22 Março 2024

1º Maio da UGT - 2024 celebra-se em Vila Real

1º Maio da UGT - 2024 celebra-se em Vila Real

A UGT e os seus Sindicatos vão celebrar o 1º de Maio, ...

22 Março 2024

Pedro Barreiros entrevistado pelo Le Nouvel Observateur

Pedro Barreiros entrevistado pelo Le Nouvel Observateur

O Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros, concedeu um...

22 Março 2024