secretariado@spzn.pt https://www.spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

SPZN-Bragança: Sempre Junto do Professor e da Comunidade


17 Outubro 2021

Distritais

SPZN-Bragança: Sempre Junto do Professor e da Comunidade

Renascer convivendo...

Atendendo ao levantamento das restrições devido à recuperação da pandemia de covid-19 e ao facto do nosso país ter atingido os 85% dos residentes com a vacinação completa, o Secretariado de Bragança deu voz aos seus sócios e regressou ao passado recente, com mais uma atividade lúdico-cultural.


Assim nasceu o Passeio Renascer com o objetivo de provocar velhas sensações e exaltar sentimentos de libertação, de alívio e um bom e são convívio entre sócios, familiares e amigos.

Assim, e para recomeçar, um pequeno, mas animado, grupo de sócios, familiares e amigos fizeram-se à estrada em direção ao vale do rio Tâmega, para visitar a bela cidade de Chaves, a Aquae Flaviae romana.

O passeio pedestre começou com um copo de água medicinal, a 70 graus, nas Termas de Chaves. Seguiu-se a visita ao Castelo e ao seu jardim com uma vista panorâmica para a cidade e para o Rio Tâmega. Ao lado, encontrámos a famosa Pastelaria Maria, com os famosos Pasteis de Chaves. Nas nossas costas esperava-nos a Praça de Camões, com o edifício da Câmara Municipal, a Igreja da Misericórdia e a Igreja Matriz. Apenas esta última nos pode receber de braços abertos e nela pudemos admirar a sua raiz medieval, com três naves e uma riqueza de estilos arquitetónicos. Após uma breve introspeção, envolvida por um silêncio frio, pudemos continuar com o olhar ao alto e observar as tradicionais e características das varandas da Rua Direita, ali ao lado, decoradas com um colorido vibrante, que embeleza este centro histórico. Mais abaixo, o maior ícone turístico de Chaves esperava por nós, firme, hirta e decorada com dois marcos cilíndricos, bem ao meio. A Ponte Romana de Trajano é o monumento romano mais emblemático desta urbe, que nos possibilitou dar um salto temporal para observar a casa, em ruínas, onde viveu o famoso arquiteto, pintor e pensador português, Nadir Afonso.

Apesar do tempo correr tranquilo, a par das águas do Tâmega ali ao lado, a necessidade de acalentar o corpo conduziu o grupo rua acima até à Marisqueira o “Príncipe”, onde o senhor Armindo nos esperava. Deste momento, apenas as fotos podem documentar e espelhar os sentimentos provocados no grupo brigantino!

Após o fantástico repasto, o grupo dirigiu-se até terras de Espanha para visitar a bela localidade raiana de Verin e o seu medieval castelo de Monterrei.

 

O que dizer mais?

Mais um fantástico convívio, com fantásticas companhias!

 

O nosso Renascer continuará em outros lugares e com outros amigos.

 

É assim, SPZN-Bragança sempre em movimento!

 

GALERIA DE FOTOS

 


Notícias Relacionadas

Delegação de Penafiel celebrou 50 anos do SPZN com tertúlia literária

Delegação de Penafiel celebrou 50 anos do SPZN com tertúlia literária

No passado dia 11 de maio, o auditório do Pavilhão de Feir...

17 Outubro 2021

Entre o Passado e o Futuro: Distrital de Viana promoveu tertúlia sobre o que é ser Professor

Entre o Passado e o Futuro: Distrital de Viana promoveu tertúlia sobre o que é ser Professor

No âmbito das comemorações dos 50 anos do Sindicato dos P...

17 Outubro 2021

Distrital de Braga promove sessão

Distrital de Braga promove sessão "Descentralização de competências, que caminhos?”

A Direção Distrital de Braga do Sindicato dos Professores ...

17 Outubro 2021

Distrital de Bragança juntou 150 pessoas na celebração dos 50 anos do SPZN

Distrital de Bragança juntou 150 pessoas na celebração dos 50 anos do SPZN

No dia 30 de abril de 2024, a Direção Distrital de Bragan...

17 Outubro 2021