secretariado@spzn.pt https://www.spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Educadores e Professores de todo o País em concentração em frente à Assembleia da República


2 Novembro 2018

Atualidade

Educadores e Professores de todo o País em concentração em frente à Assembleia da República

Educadores e Professores de todo o País estiveram hoje reunidos em concentração e Plenário Nacional em frente à Assembleia da República, ao mesmo tempo em que era discutido o Orçamento de Estado para 2019, com a presença do Ministro da Educação.

Os professores portugueses quiseram contestar desta forma uma proposta de Orçamento do Estado que não corresponde à exigência de uma escola de qualidade, com a atribuição dos recursos essenciais para a permitirem.

A FNE reitera que é essencial prestigiar a escola, valorizando os seus profissionais. É preciso apostar em alterações significativas neste Orçamento (2019) e alterar as políticas educativas, de forma a que aos seus profissionais sejam asseguradas condições de dignidade.

Os docentes portugueses quiseram fazer chegar ao Governo o seu profundo descontentamento por esta situação, mas há mais matérias cuja resolução tem sido adiada ao longo dos últimos tempos, como a necessidade de um combate ao acelerado  envelhecimento  da  profissão  docente  (o  segundo corpo docente mais velho da União Europeia), a precariedade que atinge os professores e que sejam recuperados os 9 anos, 4 meses e 2 dias em que a careira dos professores esteve congelada.

Foi ainda reforçado neste Plenário que a greve em curso aos excessos que estão a ser exigidos em termos de horário de trabalho dos Docentes vai durar o tempo que for necessário e que não prescindimos dos combates que forem indispensáveis para garantir o respeito e a valorização dos profissionais que representamos. Nós não desistimos.

No final do Plenário foi apresentada e aprovada por unanimidade uma Moção onde é exigido que, em sede de especialidade, o orçamento para a Educação seja corrigido pela apresentação e aprovação de propostas que criem condições para, entre outros aspetos:

- Garantir como é devido, em 2019, o início do faseamento da recuperação para a carreira dos 9 anos, 4 meses e 2 dias que estiveram congelados;

- Regularizar os horários de trabalho dos docentes

- Permitir que os professores com, pelo menos 40 anos de serviço possam aposentar-se sem qualquer penalização, independentemente da sua idade, permitindo assim o rejuvenescimento da profissão docente;

- Combater a precariedade que afeta milhares de professores.

 

Notícias Relacionadas

SPZN nas celebrações do 1º Maio da UGT, em Vila Real

SPZN nas celebrações do 1º Maio da UGT, em Vila Real

Foi em Vila Real que a UGT realizou as comemorações do Dia...

2 Novembro 2018

50.º Aniversário do SPZN contou com Conferência

50.º Aniversário do SPZN contou com Conferência "Meio Século" que juntou antigos presidentes

O Sindicato dos Professores da Zona Norte celebrou, esta t...

2 Novembro 2018

Dia Mundial do Trabalhador 2024

Dia Mundial do Trabalhador 2024

O 1º de Maio deste ano encontra-nos numa situação socia...

2 Novembro 2018

FNE pede soluções até junho para haver paz nas escolas

FNE pede soluções até junho para haver paz nas escolas

A FNE defendeu que as negociações para a recuperação d...

2 Novembro 2018