secretariado@spzn.pt https://www.spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

FNE vai apresentar Plano de Ação e preocupações para o futuro ao ME


16 Junho 2023

Atualidade

FNE vai apresentar Plano de Ação e preocupações para o futuro ao ME

A Federação Nacional da Educação (FNE) reúne na próxima 2ª feira, 19 de junho de 2023, pelas 17h30, com o Ministro da Educação, João Costa, nas instalações do Ministério da Educação, em Lisboa (Av. Infante Santo, 2).

Neste encontro, o recém-eleito Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros, vai apresentar ao Ministério da Educação as linhas do Plano de Ação sindical da FNE para os próximos quatro anos e as suas preocupações na relação entre a federação e o governo, que pouco tem acrescentado às justas reivindicações dos Professores e do Pessoal de Apoio Educativo (PAE).

Na verdade, os docentes e o PAE exigem políticas concretas de valorização, que reconheçam o seu papel fundamental na prestação do serviço público de Educação. A FNE vai assim sublinhar a necessidade e a real importância de ser retomado um espírito negocial e com responsabilidade social ao nível de várias matérias, tais como a recuperação do tempo de serviço congelado, a Mobilidade Por Doença, regime de concursos, a falta de professores, o modelo de avaliação de desempenho, as vagas para progressão aos 5.º e 7.º escalões, a indisciplina e violência nas escolas, bem como a preocupação com o excesso do tempo de trabalho e o previsível impacto da inteligência artificial (IA) nas escolas e no processo educativo,  entre outros.

Ao nível do PAE, a FNE vai transmitir à tutela as preocupações com a ausência de reconhecimento dos conteúdos funcionais específicos destes trabalhadores da Educação e o estabelecimento das carreiras especiais, que continuam a ser objetivos das suas reivindicações. A FNE persiste na luta pelo papel e dignificação destes Trabalhadores, que são pilares do sistema educativo, e no combate a todas as formas de precariedade, destacando os técnicos especializados.p

A FNE vai continuar a demonstrar a sua disponibilidade para um diálogo regular que permita partilhar perspetivas, que se traduzam na definição de medidas concretas, na valorização dos profissionais da educação.

O Secretário-Geral da FNE estará disponível para prestar declarações aos Órgãos de Comunicação Social no local da reunião.

 

Porto, 15 de junho de 2023

A Comissão Executiva da FNE


Notícias Relacionadas

SPZN nas celebrações do 1º Maio da UGT, em Vila Real

SPZN nas celebrações do 1º Maio da UGT, em Vila Real

Foi em Vila Real que a UGT realizou as comemorações do Dia...

16 Junho 2023

50.º Aniversário do SPZN contou com Conferência

50.º Aniversário do SPZN contou com Conferência "Meio Século" que juntou antigos presidentes

O Sindicato dos Professores da Zona Norte celebrou, esta t...

16 Junho 2023

Dia Mundial do Trabalhador 2024

Dia Mundial do Trabalhador 2024

O 1º de Maio deste ano encontra-nos numa situação socia...

16 Junho 2023

FNE pede soluções até junho para haver paz nas escolas

FNE pede soluções até junho para haver paz nas escolas

A FNE defendeu que as negociações para a recuperação d...

16 Junho 2023