secretariado@spzn.pt https://www.spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Primeiro dia do XIII Congresso da FNE marcado pela homenagem a João Dias da Silva


21 Maio 2023

Atualidade

Primeiro dia do XIII Congresso da FNE marcado pela homenagem a João Dias da Silva
O Centro Cultural e de Congressos de Aveiro recebe hoje e amanhã o XIII Congresso da FNE que ficará marcado pela sucessão do histórico João Dias da Silva, na liderança da Federação.

É sob o lema “POR CARREIRAS DIGNIFICADAS E ATRATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE” que decorrem os trabalhos com cerca de 500 delegados, em representação dos milhares de sócios dos sindicatos da FNE, com o primeiro dia a ter a manhã dedicada à votação do regimento do congresso e do plano de atividades que foram aprovados ambos por unanimidade.

A sessão de abertura contou com intervenções de Maria João Cardoso, Presidente da Mesa do Congresso, de José Abraão, Secretário-Geral da FESAP, de José Augusto Cardoso, Secretário-Geral da Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa e de Dr. Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro. David Edwards, Secretário-Geral da Internacional da Educação (IE), e Susan Flocken, Diretora europeia do Comité Sindical Europeu da Educação (CSEE - Região Europa da IE) fizeram intervenções em vídeo.

Depois, na apresentação do resumo das atividades do seu mandato, o secretário-Geral João Dias da Silva deixou críticas aos três governos com que a FNE se cruzou neste mandato:" Com a pandemia a sociedade percebeu bem a importância e a necessidade das escolas e dos seus profissionais.Não houve, no entanto, a mesma visão por parte dos três governos que ao longo deste período de tempo foram responsáveis pelo nosso país. A Educação não foi prioridade, os seus trabalhadores não foram reconhecidos" acrescentando ainda que "ao apresentarmos o nosso balanço político-sindical do mandato, é imperioso afirmar que a Educação não tem sido uma prioridade, nem para a sociedade, nem para nenhum dos três Governos que desde 2018 estiveram em funções. E se a Educação não foi prioridade, tão pouco os seus profissionais foram reconhecidos ou devidamente valorizados".

A tarde contou com a apresentação e votação de alterações aos Estatutos da FNE que foram aprovadas, com os convidados internacionais a tomarem o tempo em seguida para algumas palavras.

A segunda parte deste dia de trabalho em Aveiro trouxe ainda a homenagem do Congresso a João Dias da Silva com um vídeo de recordações da carreira deste como líder máximo da Federação desde 2004 e a oferta de uma prenda pelos sindicatos FNE, com todo o auditório rendido aos 19 anos de trabalho e dedicação do histórico dirigente.

Pedro Barreiros apresentou depois o Plano de Ação para 2023-2027 que estará amanhã de manhã (domingo) em votação, ao que se seguiu a abertura aos delegados inscritos para debater este documento.

Os trabalhos continuam a partir das 9h30 deste domingo com a abertura das mesas eleitorais para a eleição do futuro novo Secretário-Geral da FNE.

XIII Congresso FNE

Notícias Relacionadas

SPZN nas celebrações do 1º Maio da UGT, em Vila Real

SPZN nas celebrações do 1º Maio da UGT, em Vila Real

Foi em Vila Real que a UGT realizou as comemorações do Dia...

21 Maio 2023

50.º Aniversário do SPZN contou com Conferência

50.º Aniversário do SPZN contou com Conferência "Meio Século" que juntou antigos presidentes

O Sindicato dos Professores da Zona Norte celebrou, esta t...

21 Maio 2023

Dia Mundial do Trabalhador 2024

Dia Mundial do Trabalhador 2024

O 1º de Maio deste ano encontra-nos numa situação socia...

21 Maio 2023

FNE pede soluções até junho para haver paz nas escolas

FNE pede soluções até junho para haver paz nas escolas

A FNE defendeu que as negociações para a recuperação d...

21 Maio 2023