secretariado@spzn.pt https://www.spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

SPZN na terceira etapa dos Caminho de Fátima pela costa


2 Abril 2024

Aposentados SPZN

SPZN na terceira etapa dos Caminho de Fátima pela costa

No dia 23 de março, o SPZN deu continuidade ao caminho até ao Santuário de Fátima, iniciando esta terceira etapa na praia do Torrão do Lameiro, em Ovar, e terminando em São Jacinto, Aveiro. A última etapa está prevista para os dias 7 e 8 de dezembro de 2024, data que homenageia a Imaculada Conceição.

Num fim de semana que dava as boas-vindas à primavera, o reencontro dos peregrinos foi tão caloroso e animado como o tempo que se fazia sentir. Mantendo a boa disposição entre a partida e chegada desta etapa dos Caminhos de Fátima pela Costa, houve, ainda, oportunidade para visitar espaços dedicados às tradições costeiras e da ria de Aveiro, como o Estaleiro Museu do Monte Branco, onde os caminheiros ficaram a saber mais sobre o moliceiro, barco típico da região.


Observe, através das palavras dos caminheiros e da fotogaleria (a seguir), o retrato desta etapa:

"No dia 23 de Março, decorreu a terceira etapa do caminho de Fátima pela costa, que uniu a praia do Areinho, em Ovar, a São Jacinto. 

Com a ria de Aveiro como companhia a que se aliou uma temperatura primaveril, os caminheiros efetuaram uma primeira paragem na Igreja de Nossa Senhora da Paz, seguindo-se a habitual paragem para almoço, já no parque do Monte Branco, Torreira. Neste belo jardim, existe um museu vivo dedicado ao património cultural da Ria, o Estaleiro Museu do Monte Branco, um espaço de conhecimento e de valorização das artes de construção das embarcações que deram e, ainda, dão vida à Ria de Aveiro. A visita foi, gentilmente, guiada pelo vice-presidente da Câmara Municipal da Murtosa, que nos deu a conhecer a importância da construção naval tradicional desta região, as características únicas dos barcos da Ria de Aveiro, dos moliceiros às bateiras, passando pelos aspectos construtivos e pelos incontornáveis painéis. 

Para culminar a visita a este singelo museu tivemos o privilégio de ver o espaço dedicado à construção dos moliceiros e de ouvir, na primeira pessoa do Mestre, a forma como se desenrola tão nobre arte, as ferramentas e técnicas utilizadas pelos grandes mestres construtores.

Finda a visita, seguimos rumo ao nosso destino final e nem um intenso ataque de melgas, já com São Jacinto à vista, nos retirou o bom humor e espírito de companheirismo que sempre nos acompanha. Assim nos despedimos desta linda jornada, com votos de uma Santa e Feliz Páscoa, e com o pensamento na próxima etapa, já do lado de lá da Ria.

O Caminho continua..."

SPZN pelos Caminhos de Fátima - 3.ª etapa

Notícias Relacionadas

Aposentados SPZN encerram ano letivo com Dança e alegria

Aposentados SPZN encerram ano letivo com Dança e alegria

Como forma de assinalar o fim do ano letivo 2023/2024, o S...

2 Abril 2024

Aposentados SPZN em visita ao Mosteiro dos Jerónimos

Aposentados SPZN em visita ao Mosteiro dos Jerónimos

No âmbito da disciplina Percursos Literários, no dia 4 d...

2 Abril 2024

Aposentados assinalaram Fim do Ano Letivo com almoço convívio

Aposentados assinalaram Fim do Ano Letivo com almoço convívio

No dia 20 de junho, os Aposentados SPZN celebraram o encer...

2 Abril 2024

Aposentados SPZN em visita a Arcos de Valdevez

Aposentados SPZN em visita a Arcos de Valdevez

No âmbito da disciplina de Arte em Movimento, no passado di...

2 Abril 2024